;

HISTÓRIA
 
CANAIS INTERNOS
CANAIS EXTERNOS  
  • 19TH CENTURY ADRIAN ARCHITECTURE (ARQUITETURA DE ADRIAN DO SÉCULO XIX) Estados Unidos. Pesquisa sobre a arquitetura da cidade de Adrian, Michigan. Seções: Estilos em Adrian (Revivescimentos grego e gótico, casa octogonal, entre outros), pequeno glossário ilustrado, cronologia. Canais para páginas com temas semelhantes. Belo trabalho, sítio premiado. Em inglês.
  • ABBAYE DU MONT-SAINT-MICHEL, L' (ABADIA DO MONTE SÃO MIGUEL) França. História da construção da igreja e da abadia, de estilo românico. Cronologia, canais e fontes de pesquisa. Há um pequeno glossário de termos arquitetônicos relativos à obra. Em francês e inglês.
  • ALMENDRON Espanha. Portal de história e arte. A subseção "arquitetura" se divide entre os temas: "As chaves da arquitetura", "O Islam (VII - XIII)", "Os Maias", "O Românico" e "O teto da Catedral de Teruel". Possui um amplo glossário elaborado por Miguel Moliné Escalona. Em espanhol.
  • ANCIENT CITY OF ATHENS, THE (ANTIGA CIDADE DE ATENAS, A) Estados Unidos.THE ANCIENT CITY OF ATHENS é um arquivo fotográfico das ruínas arqueológicas e arquitetônicas da antiga Atenas (Grécia). Primariamente desenvolvido para ser uma fonte de pesquisa para os estudantes de arte clássica e arqueologia, civilização, línguas e história da Universidade de Indiana, como suplemento às suas aulas e leituras, e como fonte de imagens para uso em relatórios, projetos e apresentações. Em inglês.
  • ANTIQUE COLLECTION (COLEÇÃO DE ANTIGUIDADES) Alemanha. Antikensammlung. Faculdade de Filosofia da Universidade Frederico Alexandre - Erlangen Nurenbergue (Philosophische Fakultäten I + II der Friedrich-Alexander Universität Erlangen-Nürberg). Vasta coleção de fotografias, entre elas, do Templo de Apolo em Basse, de frisos com centauromaquia e amazonomaquia, e do Mausoléu de Halicarnasso, com amazonomaquia (do Museu Britânico - Londres). Em alemão e inglês.
  • ARCA.NET Itália. Arte e história em Florença e Toscânia. Museus, monumentos, vilas, itinerários e horários. Possui um glossário de arte e arquitetura. Faz parte do sítio de turismo "Your way to Florence". Textos, imagens e termos do glossário são propriedade da Casa Editrice Bonechi e da APT - Azienda di Promozione Turistica. Em inglês.
  • ARCHITECTURE RELIGIEUSE EN OCCIDENT (ARQUITETURA RELIGIOSA NO OCIDENTE) França. Este sítio tem por objetivo apresentar algumas das mais belas obras-primas da arquitetura religiosa ocidental e dar alguns pontos de referência históricos e artísticos. Obras, pontos de referência, glossário ilustrado, páginas em espanhol, bibliografia e canais. Há glossários de arquitetura em francês e em espanhol, com descrição dos termos e ótimas ilustrações. Há um glossário francês-espanhol e outro francês-inglês, sem descrição dos termos. Em francês e espanhol (algumas páginas).
  • ARQUITETURA BRUTALISTA Brasil. O sítio se propõe a colaborar para o reconhecimento da arquitetura brutalista - significativa tendência da arquitetura moderna pouco estudada pela historiografia do final do século XX - e dar uma contribuição à sua revisão sob ótica contemporânea, agregando estudos e publicando pesquisas sobre o tema. Em português e inglês.
  • ART DECO ARCHITECTURE (ARQUITETURA ART DÉCO) Estados Unidos. História, exemplos, arquitetos, sociedades e canais. Campanhas relativas ao tema. Em inglês.
  • ART DÉCO SERTANEJO Brasil. Art Déco no Nordeste do Brasil, notadamente no interior. "Art Déco sem aço, sem bronze, sem arranha-céus. Mas a inspiração geométrica, o espírito do jogo de retas e curvas, é o mesmo do Art Déco do resto do mundo, com o sabor do primitivismo." Em português e inglês.
  • ART DECO SOCIETY OF CALIFORNIA, THE (SOCIEDADE ART DÉCO DA CALIFÓRNIA) Estados Unidos. Notícias, calendário de eventos, preservação histórica, canais e outros itens. Todo ano a Sociedade Art Déco da Califórnia outorga Prêmios de Preservação a pessoas que ajudaram a preservar edifícios, arte e cultura da era art déco. Em inglês.
  • ART DECO SOCIETY OF WASHINGTON, THE (SOCIEDADE ART DÉCO DE WASHINGTON) Estados Unidos. Um dos mais completos sítios sobre art déco. Várias seções: classificados, contatos, eventos, fórum, sócios, perspectivas, preservação, busca, lojas, prédios e quase 700 canais (cerca de 80 sobre arquitetura). Em inglês.
  • ARTE NOVA Portugal. Texto sobre o estilo Arte Nova (Art Nouveau). Origens, mobiliário e joalheria. Em português.
  • BRICKS AND BRASS (TIJOLOS E LATÃO) Reino Unido. Este sítio proporciona informação abrangente sobre a arquitetura, o design, e a história de casas na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. As seções cobrem estilos arquitetônicos (clásssico, gótico, arte e artesanato, art nouveau, etc.), aspectos internos e externos (paredes, telhado, janelas, salas, etc.) e manutenção e remodelação de casas de época. Produtos e serviços no Reino Unido, livros, eventos, lugares para visitar, canais e um glossário ilustrado com mecanismo de busca. A busca pode ser feita pelo verbete ou pela definição. Predominam termos sobre casas vitorianas e eduardianas. Em inglês.
  • CARTAGE.ORG Líbano. Foco em história da arquitetura. Generalidades, estrutura arquitetônica, períodos e estilos arquitetônicos antigos e da Idade Média, arquiteturas renascentista, maneirista e barroca, arquitetos. Em inglês e francês (parcial).
  • DECOPIX Estados Unidos. "The Art Deco Resource". Arquitetura, arte, congresso mundial, plantas de casas, esquemas de cores, imagens, murais, contribuição dos visitantes, história, loja e canais. Em inglês.
  • DIGITAL ARCHIVE OF ARCHITECTURE, A and DIGITAL ARCHIVE OF AMERICAN ARCHITECTURE, A Estados Unidos. Boston College (Universidade de Boston). Coleção particular de diapositivos do Prof. Jeffrey Howe para fins educacionais. Várias imagens das arquiteturas européia e americana. Permissão prévia deve ser pedida antes do uso das imagens. Em inglês.
  • EARTHLORE EXPLORATIONS Reino Unido. Descobrindo a relevância contemporânea da história cultural. Entre outros assuntos trata do período Gótico na história da humanidade. Foca principalmente a arquitetura. Visão histórica da catedral Notre Dame de Paris e de outras catedrais. Na página de introdução ao gótico há um índice geral dos glossários, que é subdividido em: Termos imprescindíveis de elementos estruturais de uma catedral gótica, Componentes estruturais das igrejas e catedrais góticas, Elementos únicos contidos nas igrejas e catedrais góticas, Projetos estruturais de uma catedral gótica, Decoração e motivo (motif) contido na catedral gótica, Expressão e técnicas artesanais nas catedrais góticas, Períodos e estilos artísticos relacionados à arquitetura gótica. Bibliografia e boletim. Em inglês. Algumas páginas também em português.
  • ESSAYS ON ROMAN ARCHITECTURE (ENSAIOS SOBRE ARQUITETURA ROMANA) Estados Unidos. Seções: Arquitetura Templar, Forum Romano, Fóruns Imperiais, Urbes Romanas. Belas fotos. Há um glossário que se acessa da página Arquitetura Templar, com termos de arquitetura clássica. Em inglês.
  • FORTES DE GOA Índia. Arquitetura militar em Goa, antiga capital da Índia Portuguesa. História e belas fotos. Em português.
  • GLASS, STEEL AND STONE (VIDRO, AÇO E PEDRA) Estados Unidos. Imagens, informações e comentários de várias obras do mundo. Textos não são detalhados, mas dão uma idéia geral. Alguns lugares têm páginas independentes: Chicago, China, Houston, Londres, Nova Iorque, Praga, Tóquio e Viena. Em inglês.
  • GREAT BUILDINGS COLLECTION, THE (COLEÇÃO DAS GRANDES EDIFICAÇÕES) Estados Unidos. Mais de 800 grandes obras no mundo todo e ao longo da história. Imagens, desenhos, bibliografia e informações sobre o arquiteto. Em inglês.
  • HISTÓRIA DAS RUAS DE SÃO PAULO Brazil. Legislação, banco de nomes, história das placas, pesquisa, galerias de imagens com fotos antigas e destaque para as aquarelas de John Wasth Rodrigues da São Paulo antiga. DPH - Departamento do Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura da Cidade de São Paulo, em parceria com o Grupo Plamarc. Em português.
  • IMAGES OF MEDIEVAL ART AND ARCHITECTURE (IMAGENS DE ARTE E ARQUITETURA MEDIEVAIS) Estados Unidos. Página de Alice Stones. Ela é professora de Arte e Arquitetura na University of Pittsburg (Universidade de Pittsburg) desde 1984. Inclui glossário de termos com belas ilustrações. Em inglês.
  • IMAGO MUNDI Brasil. Imago Mundi - Architectural Culture. History of art, history of architecture, news, articles and links. In the articles it is possible interaction between the visitor and the authors Pedro Palazzo and Pedro Veloso. In Portuguese.
  • INSTITUTE OF CLASSICAL ARCHITECTURE & CLASSICAL AMERICA, THE (INSTITUTO DE ARQUITETURA CLÁSSICA E AMÉRICA CLÁSSICA) Estados Unidos. Excelente portal sobre o classicismo. Organização sem fins lucrativos e líder dedicada à promoção da prática e apreciação da tradição clássica na arquitetura e artes afins. Programas de viagens, publicações, programas acadêmicos, eventos públicos, artigos, arquivos PDF, livraria e canais. Em inglês.
  • INSTITUTE OF DESIGN + CULTURE, THE (INSTITUTO DE DESIGN + CULTURA) Itália. Portal do iDC Rome. "No IDC, acreditamos que o passado informa e molda o futuro. E vemos Roma como o lugar no qual o passado e o presente interagem para criar uma cidade vibrante e fascinante." Cursos e programas para entender Roma - do passado ao presente, da ambição de Júlio César à arte de Miguel Ângelo ou do brilho de Bernini ao encanto do Prada. Em inglês.
  • MUSEUM OF RECONSTRUCTIONS (MUSEU DE RECONSTRUÇÕES) Estados Unidos. Projeto para desenvolver reconstruções arquitetônicas computadorizadas. Em inglês.
  • ONTARIO ARCHITECTURE (ARQUITETURA DE ONTÁRIO) Canadá. Sítio educacional sem fins lucrativos desenvolvido para ajudar pessoas a apreciarem a arquitetura tanto em Ontário quanto no resto do mundo. Possui duas partes: estilos arquitetônicos e termos arquitetônicos. O glossário reúne os verbetes, que são todos ilustrados com fotos. Em inglês.
  • PERSEUS DIGITAL LIBRARY, THE (BIBLIOTECA DIGITAL PERSEU) Estados Unidos. Universidade de Tufts. Pesquisa sobre história, arte e arquitetura. Em inglês.
  • RETROPOLIS.NET Estados Unidos. Art Déco: Mobiliário, Antigüidades, Joalheria e Designers de Interiores. Artigos e canais. Em inglês.
  • SKYSCRAPER PAGE (PÁGINA DO ARRANHA-CÉU) Canadá. Especializado em arranha-céus. Evolução do arranha-céu desde 1890. Os 10 edifícios mais altos do mundo. Diagramas, cidades, galeria e belas ilustrações. Em inglês.
  • THAIS Itália. 4.000 anos de arquitetura. Arquiteturas egípcia, grega, gótica, islâmica, românica, bizantina e romana. Índices cronológico, por localidade e por assunto. Em italiano e inglês.
  • TRADITIONAL BUILDING (EDIFÍCIO TRADICIONAL) Estados Unidos. Portal dos editores da Traditional Builidng, revista bimestral editada para os profissionais de projeto e construção envolvidos em arquitetura pública: comercial, institucional, governamental e religiosa. As matérias da revista são utilizadas para restauração e renovação de prédios antigos, assim como projeto e construção de novos prédios em estilos tradicionais. O conteúdo do sítio é extraído do material que os editores selecionaram das recentes edições da revista. Artigos, literatura, produtos, fornecedores, artesãos e canais. Artigo muito interessante sobre molduras, do arquiteto Donald M. Rattner. Em inglês.
  • VATICAN MUSEUMS - MUSEUS VATICANOS Vaticano. Belíssimo. História, visualização e passeios virtuais através de seis locais: Museu Gregoriano Egípcio, Museu Gregoriano Etrusco, Capela Sistina, Estâncias de Rafael, Pinacoteca e Museu Missionário-Etnológico. Pinturas em teto e parede, bronzes, peças de arte, reconstruções, esculturas, pinturas e objetos. Imagens de alta qualidade e fácil navegação. Em alemão, inglês, espanhol, francês e italiano.
  • VIGNOLA Guatemala. Estudo prático sobre o Tratado das Cinco Ordens da Arquitetura, escrito no ano de 1562 pelo arquiteto italiano Giacomo Barozzi da Vignola, e ilustrado no século XIX pelo arquiteto J. A. Léveil, com 72 lâminas. Adicionado dicionário interativo de termos arquitetônicos, em hipertexto. Belíssimo trabalho do arquiteto Luís M. López Martí. Em espanhol.

 

 

 

 

Perseu

 

Página do Arranha-Céu

Museus Vaticanos

Vignola
Em espanhol

Vinhola
Vinhola

Em português

© ArkitektUrbo. Todos os direitos reservados. Web Master Arq. Luís Menechino