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TRATADO



Introdução
Tratado
J. B. Vinhola

 
Capa Capa  
Estampa I Paralelo das cinco ordens da arquitetura  
Estampa II Pedestal e base toscana  
Estampa III Entablamento e capitel da ordem toscana  
Estampa IV Intercolúnio toscano  
Estampa V Pórtico toscano sem pedestal  
Estampa VI Pórtico toscano com pedestal  
Estampa VII Seções dos pórticos toscanos com e sem pedestal  
Estampa VIII Traçado da sombra da base toscana  
Estampa IX Traçado da sombra do capitel toscano  
Estampa X Estudo das sombras da arcada toscana com pedestal  
Estampa XI Traçado e estudo dos frontões da ordem toscana  
Estampa XII Exemplo de pórtico da ordem toscana encimado por um frontão  
Estampa XIII Pedestal e base da ordem dórica  
Estampa XIV Entablamento e capitel da ordem dórica denticular  
Estampa XV Entablamento e capitel da ordem dórica mutular  
Estampa XVI Teto das cornijas dóricas  
Estampa XVII Intercolúnio dórico  
Estampa XVIII Pórtico dórico sem pedestal  
Estampa XIX Pórtico dórico com pedestal  
Estampa XX Seções dos pórticos dóricos com e sem pedestal  
Estampa XXI Sombra da base dórica  
Estampa XXII Sombra do capitel dórico  
Estampa XXIII Estudo das sombras da arcada dórica com pedestal  
Estampa XXIV Traçado e estudo dos frontões da ordem dórica  
Estampa XXV Pedestal e base da ordem jônica  
Estampa XXVI Traçado das volutas do capitel da ordem jônica  
Estampa XXVII Estudo dos balaústres do capitel da ordem jônica  
Estampa XXVIII Entablamento e capitel da ordem jônica  
Estampa XXIX Intercolúnio jônico  
Estampa XXX Pórtico jônico sem pedestal  
Estampa XXXI Pórtico jônico com pedestal  
Estampa XXXII Seções dos pórticos jônicos com e sem pedestal   
Estampa XXXIII Estudo de sombra da base da ordem jônica  
Estampa XXXIV Estudo de sombra do capitel da ordem jônica  
Estampa XXXV Estudo de sombra do capitel da ordem jônica visto de perfil  
Estampa XXXVI Templo da Fortuna viril em Roma  
Estampa XXXVII Pedestal e base da ordem coríntia  
Estampa XXXVIII Traçado do capitel coríntio  
Estampa XXXIX Detalhes do modilhão das impostas e arquivoltas da ordem coríntia  
Estampa XL Entablamento e capitel da ordem coríntia  
Estampa XLI Projeção horizontal do teto coríntio  
Estampa XLII Intercolúnio coríntio  
Estampa XLIII Pórtico coríntio sem pedestal  
Estampa XLIV Pórtico coríntio com pedestal  
Estampa XLV Seção dos pórticos coríntios com ou sem pedestal  
Estampa XLVI Estudo de sombras do vaso do capitel coríntio e dum frontão com modilhões  
Estampa XLVII Estudo de sombras do capitel e do modilhão da ordem coríntia  
Estampa XLVIII Exemplo da ordem coríntia, templo de Antonino e Faustina em Roma  
Estampa XLIX Pedestal e base da ordem compósita  
Estampa L Traçado do capitel compósito  
Estampa LI Entablamento e capitel da ordem compósita  
Estampa LII Projeção horizontal do teto compósito  
Estampa LIII Intercolúnio compósito  
Estampa LIV Pórtico compósito sem pedestal  
Estampa LV Pórtico compósito com pedestal  
Estampa LVI Seções dos pórticos compósitos com e sem pedestal  
Estampa LVII Arco de Trajano em Benevento  
Estampa LVIII Templo de Vesta em Roma  
Estampa LIX Capitel e base compósita de um monumento antigo  
Estampa LX Modo de afusar e torcer as colunas  
Estampa LXI Entablamento do remate  
Estampa LXII Porta no estilo toscano  
Estampa LXIII Porta do palácio da chancelaria  
Estampa LXIV Porta de entrada do palácio de Caprarola  
Estampa LXV Porta de entrada da igreja de S. Lourenço em Damaso  
Estampa LXVI Porta de saída do palácio Farnese  
Estampa LXVII Janela toscana da vila do Papa Júlio III  
Estampa LXVIII Janela dórica do palácio de Caprarola  
Estampa LXIX Janela jônica do palácio de Caprarola  
Estampa LXX Porta de entrada dos jardins Farnese  
Estampa LXXI Portas, arcadas e janelas  
Estampa LXXII Paralelo de balaustradas  
Contracapa Contracapa  
     

Fonte:

Léveil, J. A.: Tratado pratico elementar de architectura ou Estudo das cinco ordens segundo Jacques Barozzio de Vinhola. F. Briguiet & Cia., Editores. Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro.
Obra dividida em setenta e duas estampas que contêm as cinco ordens completas. Com indicação das sombras necessárias para o desenho de aguada, o traçado dos frontões, etc., e modelos relativos às ordens.
Composto, desenhado e coordenado por J. A. Léveil, Architecto. Antigo pensionista do Rei em Roma, e gravado em aço por Hibon.

 
 
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